sábado, outubro 28, 2006

Infra-sons podem indicar erupções vulcânicas iminentes

..

O ruído de baixa frequência dos vulcões (Infra-sons) está a ser transformado em música numa tentativa de se prever quando acontecerá a próxima erupção.

Na Itália, um grupo de pesquisadores criaram um concerto baseado nos movimentos subterrâneos do Monte Etna, na Sicília. A equipe está actualmente a trabalhar também com melodias do vulcão Tungurahua, no Equador, que teve uma erupção recente. Esperam descobrir a melodia que pode funcionar como sinal de uma erupção iminente. Os pesquisadores tentam combinar registos dos dois vulcões. "Se pudermos identificar padrões musicais que alertam para uma erupção então poderemos implementar medidas de protecção civil em dias ou horas antes dos eventos", disse o professor Roberto Barbera, da Universidade de Catania.

terça-feira, outubro 10, 2006

Músicas que não nos saem da cabeça







Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que algumas músicas criam uma espécie de "cócegas no cérebro", que só podem ser aliviadas se as cantarolarmos várias vezes. São normalmente músicas com um carácter repetitivo e uma linha melódica simples.

Músicas como Y.M.C.A., do Village People ou Macarena, de Los Del Rio, devem o seu sucesso à capacidade que têm de criar "cócegas cognitivas", afirma o professor James Kellaris, da Escola de Administração e Negócios da Universidade de Cincinnati.

kellaris concluiu que 97% a 99% das pessoas são susceptíveis a estas cócegas. "Certamente que algumas pessoas mais do que outras. As Mulheres tendem a ser mais susceptíveis do que homens. Os músicos também ".

Efectivamente, já todos nós fomos, pelo menos uma vez, atingidos por estas "cócegas" ou o que quer que lhe chamemos; pela sensação de acordarmos com uma musica na cabeça que nos acompanha todo o dia. Parece que afinal a solução é simples : cantem-na repetidamente pois quanto mais depressa o fizerem mais rapidamente ela vos sairá da cabeça (ou do ouvido?).

sexta-feira, outubro 06, 2006

O Efeito Mozart

Sugestão de leitura: "O Efeito Mozart", de Don Campbell, editora estrelapolar.

O livro dá-nos a conhecer histórias de sucesso de tratamentos pela música. Fala-nos do poder libertador, curativo e regenerador da música, sobretudo da música de Mozart.

O seu autor, Don Campbell, encara a música "não meramente como forma de entretenimento ou execução artística mas como nutriente fundamental para o bem estar fisico, desenvolvimento mental, libertação de stress ou expressão emocional"(pag.19).

O Efeito Mozart, é uma expressão utilizada pela primeira vez por Alfred A. Tomatis referindo-se a um alegado aumento no desenvolvimento cerebral , que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.

Uma leitura interessante mesmo para os mais cépticos, que consideram os resultados destes estudos mal-interpretados.

Existem actualmente tantas pesquisas em andamento sobre esta temática que foi criado um site para acompanhar todos os novos desenvolvimentos: MüSICA , com uma seção especialmente criada para o Efeito Mozart .

domingo, outubro 01, 2006

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Hoje é o Dia Mundial da Música

VIV'A MÚSICA!
 
Site Meter