segunda-feira, junho 05, 2006

Prémio Internacional para a pianista MARIA JOÃO PIRES

O I Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón , foi criado pela Fundação com o nome do pai do actual rei de Espanha, e foi hoje atribuido à pianista portuguesa Maria João Pires.
... O presidente do júri, salientou "os extraordinários valores musicais na interpretação pianística e a sua intensa, prolongada e generosa dedicação ao ensino dos jovens"

Maria João Pires, nasceu em Lisboa em 1944. Começou a tocar aos 4 anos e com 5 deu o seu primeiro recital. Dois anos mais tarde interpretava já concertos de Mozart em público.

Entre 1953 e 1960, Maria João Pires estudou no Conservatório nacional de Lisboa, prosseguindo os seus estudos na Alemanha.
...
.O reconhecimento internacional aconteceu com a obtenção do Primeiro Prémio do Concurso do Bicentenário de Beethoven, em 1970.

Em 1989, foi galardoada com o Prémio Pessoa, concedido anualmente, à pessoa ou pessoas, de nacionalidade portuguesa, que durante esse período, e na sequência de actividade anterior, se tenha(m) distinguido como protagonista(s) na vida científica, artística ou literária.

Actualmente, dedica parte do seu tempo ao ensino, no Centro para estudo das artes de Belgais .
...
Este seu projecto, criado em 1999, valeu-lhe em 2002 o Prémio Unesco para a música, pela sua contribuição para o enriquecimento e desenvolvimento da música ao serviço da paz, da compreensão entre as pessoas e da cooperação internacional.
...

Sem comentários:

 
Site Meter