terça-feira, setembro 30, 2008

Amanhã "a música anda no metro"


O dia Mundial da Música vai ser celebrado amanhã, numa parceria da casa da Música com a Metro do Porto.

Assim, quem andar de Metro amanhã, a partir das 15:30, na cidade do Porto , vai ter uma surpresa: ao entrarem em algumas composições, os passageiros vão ser recebidos por um naipe da ONP em plena execução da 5ª Sinfonia de Beethoven. Os músicos da ONP, vão viajar de metro em todas as linhas e a partir de vários pontos da rede, e é precisamente dentro do metro que interpretarão fragmentos musicais da referida obra.

Uma vez chegados à estação de São Bento, cerca das 16h30, terão à sua espera a maestrina Joana Carneiro que, reunirá a orquestra e dirigirá no local o primeiro andamento daquela obra.

Mas as comemorações iniciam-se logo pelas 11h00, hora a partir da qual o Serviço Educativo da Casa da Música propõe a quem queira ter uma participação mais activa nesta comemoração ,a construção de uma composição colectiva , que vai ganhando forma ao longo do dia, a partir dos sons que vão sendo «depositados» em vários pontos de recolha instalados na Casa da Música, na estação da Trindade, do Bolhão e do Marquês. Este material sonoro vai sendo progressivamente transportado para a Estação de São Bento por correios sonoros» que viajam no Metro.

Esta «obra do dia» será uma colagem do material gerado por todos os participantes. Também quem passa pode ser «executante» ao accionar os sensores do Sound=Space - instrumento musical electrónico que transforma em sons todos os movimentos realizados num determinado espaço.O resultado será também apresentado na Estação de Metro de São Bento. Participem e divirtam-se!


Sem comentários:

 
Site Meter