domingo, junho 25, 2006

Homenagem a BOB MARLEY












.
.
25 anos após a sua morte, Bob Marley, o ex-libris do Reggae e do ideal ‘peace & love’, vai ser recordado no Festival Reggae, pela sua banda mítica.
.
.

Não só os The Wailers, mas também Jamaica All Stars, Zion Train, Mad Professor e o DJ português Bob Figurante vão actuar nos dias 29 e 30 de Junho, neste Festival de Reggae, na casa da Música, no Porto.

O Reggae é um estilo musical que surgiu na Jamaica, quando, na década de 40, o Mento, forma musical nativa, passou a ser influenciado pelo rhythm´n´blues americano que lhes chegava via rádio.

Nos anos 60, foi a vez da soul music americana influenciar a Jamaica, dando origem a um novo ritmo, o Ska. Nessa época, a Jamaica agitava-se politicamente, com o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades, que deu origem a bairros de lata. O Ska transforma-se, então, em RockSteady, estilo de música popular com uma batida mais branda que o Ska e com letras de protesto contra as injustiças sociais.

De origem jamaicana, o reggae é, como vimos, uma mistura de vários estilos e géneros musicais da tradição folclórica jamaicana e de ritmos africanos. O seu auge ocorreu na década de 1970, quando se difundiu pelo mundo, com um ritmo dançante e suave mas com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

Com Bob Marley, o Reggae ganhou força e conquistou os jovens de todo o mundo. É considerado pelos próprios Rastas, como sendo a musica de Jah (Deus). Primeiro por ter a mesma batida do coração e depois pelas mensagens, com letras de carácter essencialmente religioso e de protesto social, racial e político.

1 comentário:

miosotiis disse...

Já passei por aqui algumas vezes, mas ainda não tinha deixado comentário.

Até hoje. :]

Não conheço muito, ou quase nada, de música, a sua história, e muito menos tenho algum tipo de capacidade musical!

mas gosto do que vou lendo por aqui e hoje, especialmente, pela referência não só a Bob Marley, mas também, e especialmente, a esse culto que é o reggae.

Bem haja pelo trabalho!

;]

 
Site Meter