sexta-feira, junho 16, 2006

O orgulho de ser português

Cada país tem os seus símbolos. Estes podem ser pessoas, instituições, músicas, monumentos, paisagens, bandeiras, animais, entre outros.
...
..
Em Portugal, os símbolos nacionais são: a Bandeira Nacional, o Chefe do Estado e o Hino Nacional.
.
Com a instauração da República, a Assembleia Nacional Constituinte, de 19 de Junho de 1911, aprovou a Bandeira Republicana, modificada, como nova Bandeira Nacional, e a marcha "A Portuguesa", alterada para Hino Nacional , com letra de Henrique Lopes de Mendonça (1856 - 1931) e música de Alfredo Keil (1854-1907).

Um hino nacional é uma canção que desperta sentimentos patrióticos e que é reconhecida pelo governo de um país como a música oficial do Estado. A maioria dos hinos nacionais são marchas ou então hinos.

Durante os séculos XIX e XX, com o crescimento do nacionalismo , a maioria dos países adoptaram um hino nacional. A música mais antiga que se conhece como tendo já o objectivo de servir de hino nacional é "Wilhelmus", dos Países Baixos. A letra foi escrita entre 1568 e 1572, durante a Guerra dos Oitenta Anos. Curiosamente, não incluía referências ao país, à sua história e tradições, mas sim ao monarca. Em 10 de Maio de 1932, ela foi finalmente oficializada como hino da Holanda.

Hoje em dia, em alguns países, o hino é tocado todos os dias, antes de começarem as aulas, na escola. Noutros, é tocado antes de uma peça de teatro ou de um filme. Há ainda muitos canais de televisão que utilizam o hino para começar e terminar a sua emissão diária.

.
Em Portugal, o hino não é uma presença constante no dia-a-dia dos cidadãos. Para além dos eventos desportivos, o hino é entoado apenas em cerimónias civis e militares, onde se presta homenagem a Portugal, à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ou quando se dá a saudação a um alto dignitário estrangeiro de visita a Portugal, depois de tocado o hino do seu país.
.
JUNTA A TUA À NOSSA VOZ E VAMOS CANTAR O HINO DE PORTUGAL
.

1 comentário:

Salto Angel disse...

Parabéns pelo teu blog, e um Bem-Haja pela instrumental do nosso hino e da partitira respectiva ;-)

Bjs.

 
Site Meter