quarta-feira, setembro 06, 2006

"Dar música" aos alunos do ensino básico

A ideia de que é a música é uma área de acesso reservado aos mais dotados está completamente ultrapassada.

Efectivamente esta ideia é absolutamente disparatada. Se nos lembrarmos que a música está presente desde os primórdios da humanidade, em todas as manifestações humanas, não podemos conceber a ideia de um currículo que a exclua.

Como base educacional, a música disciplina, na medida em que organiza o pensamento e o estrutura. Estimula áreas do cérebro humano não desenvolvidas pelas linguagens oral e escrita, desenvolve o raciocínio matemático, a capacidade de concentração e a memória. “É como se tornasse o nosso ‘hardware" mais poderoso", explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan. Para além do mais, tem sido um meio de importantes mudanças culturais e o suporte essencial de tantas outras artes como a poesia, a dança, o teatro, ou o cinema.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não diria melhor. De facto, é até da sabedoria popular que "Quem canta, seus males espanta". Certamente que este velho ditado popular se refere não só a quem canta bem, como tb a quem canta, infelizmente, mal. Do mesmo modo, a música não é só para dotados mas sim para todos aqueles que com ela consigam, de alguma forma, tornar as suas vidas melhores.

Os meus sinceros parabéns pelos artigos que tem escrito neste blog que considero sempre do maior interesse e dirigidos ao público em geral. É uma pena que nem todos os professores tenham o cuidado de melhor explicar o que se passa em torno da área que lecionam.

Espero poder continuar a ver os seus artigos. Obrigada

 
Site Meter