terça-feira, outubro 10, 2006

Músicas que não nos saem da cabeça







Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que algumas músicas criam uma espécie de "cócegas no cérebro", que só podem ser aliviadas se as cantarolarmos várias vezes. São normalmente músicas com um carácter repetitivo e uma linha melódica simples.

Músicas como Y.M.C.A., do Village People ou Macarena, de Los Del Rio, devem o seu sucesso à capacidade que têm de criar "cócegas cognitivas", afirma o professor James Kellaris, da Escola de Administração e Negócios da Universidade de Cincinnati.

kellaris concluiu que 97% a 99% das pessoas são susceptíveis a estas cócegas. "Certamente que algumas pessoas mais do que outras. As Mulheres tendem a ser mais susceptíveis do que homens. Os músicos também ".

Efectivamente, já todos nós fomos, pelo menos uma vez, atingidos por estas "cócegas" ou o que quer que lhe chamemos; pela sensação de acordarmos com uma musica na cabeça que nos acompanha todo o dia. Parece que afinal a solução é simples : cantem-na repetidamente pois quanto mais depressa o fizerem mais rapidamente ela vos sairá da cabeça (ou do ouvido?).

Sem comentários:

 
Site Meter