sexta-feira, outubro 06, 2006

O Efeito Mozart

Sugestão de leitura: "O Efeito Mozart", de Don Campbell, editora estrelapolar.

O livro dá-nos a conhecer histórias de sucesso de tratamentos pela música. Fala-nos do poder libertador, curativo e regenerador da música, sobretudo da música de Mozart.

O seu autor, Don Campbell, encara a música "não meramente como forma de entretenimento ou execução artística mas como nutriente fundamental para o bem estar fisico, desenvolvimento mental, libertação de stress ou expressão emocional"(pag.19).

O Efeito Mozart, é uma expressão utilizada pela primeira vez por Alfred A. Tomatis referindo-se a um alegado aumento no desenvolvimento cerebral , que ocorre em crianças com menos de 3 anos, quando elas ouvem música de Wolfgang Amadeus Mozart.

Uma leitura interessante mesmo para os mais cépticos, que consideram os resultados destes estudos mal-interpretados.

Existem actualmente tantas pesquisas em andamento sobre esta temática que foi criado um site para acompanhar todos os novos desenvolvimentos: MüSICA , com uma seção especialmente criada para o Efeito Mozart .

2 comentários:

Imploding Mutant Hysteria disse...

É um tema interessante e constatei que no dia 11 de Novembro vai ser organizada uma conferência sobre o Método Tomatis em Lisboa. Constatei isto neste blog: http://tomatis-portugal.blogspot.com/
Também li o livro e acho o tema extremamente interessante e curioso.

Migu disse...

Ana Paula,

Obrigada por teres partilhado este momento comigo. Quanto ao vídeo, achei-o o máximo. cantei com eles o Noddy e a Floribela. Música é música e eu canto tudo.

Tenho um "blogue" que ainda está em estado embrionário. O meu endereço é:http://migu-youngatheat.blogspot.com Muito vou ter que aprender... Já estou a ver com quem posso contar para fazer umas coisas giras.

Maria Augusta Coutinho

 
Site Meter