terça-feira, julho 18, 2006

Dançar ao som de bisturis


Esta é a proposta dos Matmos, um duo electrónico americano, criado em 1997 e formado por Martin C. Schmidt e Drew Daniel. "A Chance to Cut is a Chance to Cure" é o segundo álbum do duo e foi feito com a mistura de sons gravados em lipoaspirações e cirurgias plásticas e com samples feitos em estúdio. Ou seja, é um som literalmente cirúrgico.
.
Mas há mais propostas musicais irreverentes.
.
.
Pascal Comelade, por exemplo,
utiliza em algumas das suas peças , instrumentos de brincar.
Mas ainda há mais, muito mais. Por isso lanço-vos um desafio:
.
  • Vamos reunir aqui o maior número possivel de musicas que utilizem instrumentos musicais diferentes dos habituais. Quem vai ser o primeiro? Fico a aguardar...

4 comentários:

Anónimo disse...

Bow Gamelan Ensemble:

"Sounds were ingeniously created from such unlikely musical sources as tin baths, vacuum cleaners, broken glass, old washing machines, oil drums, glass cylinders and blow torches – the discarded junk of our industrial age."
vi há muitos anos um espectáculo deles na Gulbenkian que foi muito bom (actuaram numa jangada no lago).

Anónimo disse...

disco "the secret eye of L.A.Y.L.A.H." dos Zero Kama em que todos os instrumentos são fabricados a partir de...
ossos humanos.

esta página está em alemão mas dá para ouvir alguma coisa em real audio:
http://www.ananael.at/dewitt/zerokama.htm

Anónimo disse...

Bem não te deixo aqui uma música mas sim uma galeria de instrumentos musicais muito originais e belos, onde podes ver quer o seu aspecto visual como ouvir samples dos sons produzidos:

http://www.oddmusic.com/gallery/index.html

(L./aka.lars_ ;) )

Anónimo disse...

a Blue Man Group licenciou recentemente uma série de instrumentos criados a partir de instrumentoss para crianças, ou melhor um revamp tecnológico de instrumentos para crianças com público alvo ....as crianças mesmo. (http://musicthing.blogspot.com/2006/06/blue-man-groups-amazing-range-of.html)
All the instruments use "new proximity sensor technology, pre-programmed songs[and] interchangeable instrument sounds" to "enable kids to mix and layer music with a simple wave of their hands.

e claro não esquecendo as bandas nacionais, novamente não uma música mas um instrumento: o bambuleco inventado pelo Vald'Jiu dos Blasted ;)

 
Site Meter