domingo, julho 23, 2006

Surdos "ouvem" música

200 anos depois da técnica inventada por Ludwig Van Beethoven, após ter perdido a audição, está a ser preparado um novo equipamento que pode ajudar pessoas surdas a "ouvirem" música, através de vibrações ( Beethoven ficou surdo, mas continuou a compor por mais 10 anos. Diz-se que cortou as pernas do seu piano e tocava sentado no chão, de modo a sentir melhor as vibrações).
.
O aparelho, chama-se Vibrato e “sente” diferentes instrumentos, ritmos e notas, através de cinco sensores. Uma vez conectado a um computador, pode permitir a pessoas surdas comporem músicas.
..
.
Está ainda em fase de desenvolvimento, por Shane Kerwin, um estudante da Universidade Brunel, na Grã-Bretanha. O objetivo de Kerwin é permitir que crianças surdas participem nas aulas de música.
.
A partir dos implantes actuais, que permitem apenas a audição de palavras, uma equipe do Laboratório Físico Nacional da Grã-Bretanha, desenvolveu um dispositivo, a aplicar na cóclea (parte interna do ouvido), que opera numa frequência mais ampla, e que pode permitir que surdos ouçam música.
.
Aguardemos então a confirmação desta e de outras possibilidades que melhorem a qualidade de vida dos surdos de todo o mundo, pois as dificuldades do quotidiano deste sector da população são tantas, que existe já a possibilidade de ser criada, nos Estados Unidos, a primeira "cidade para surdos" do mundo. Efectivamente, o deficiente auditivo Marvin Miller já conseguiu o apoio de cerca de 100 famílias, para fundar uma cidade no Estado da Dakota do Sul, cujo idioma principal será a língua gestual.
.
Mas esta não será uma forma de contribuir para o isolamento deste grupo de cidadãos? E na prática, ficariam deste modo resolvidos todos os problemas dos surdos? Até porque, a existir, a "cidade dos surdos" estaria preparada para acolher filhos dos seus moradores, que possam eventualmente nascer sem deficiência auditiva?
.
Não há soluções perfeitas, mas pessoalmente, não abdico de uma sociedade plural. Num ambiente segregado, surdos e ouvintes não consegue desenvolver a sua existência com a diversidade. Acredito que num futuro breve, os avanços da tecnologia, minimizarão as limitações dos surdos e melhorarão a sua qualidade de vida de modo a que se sintam cada vez menos excluídos ou limitados nas várias dimensões da vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom artigo! E concordo com a tua opinião em relação à criação de uma cidade só para surdos, parece-me que iria criar mais problemas do que aqueles que resolveria...

Anónimo disse...

Não concordo com as "cidades de surdos". Acho que de certa forma vai contribuir para o isolamento e a acentuação das diferenças entre surdos e ouvintes. E lá está: os filhos nascidos sem qualquer deficiência auditiva, a meu ver, poderão ter complicações a nível do desenvolvimento da fala.

 
Site Meter