segunda-feira, julho 31, 2006

Festival BOOM

ESTÃO CONFIRMADAS AS DATAS : 3,4,5,6,7,8 e 9 DE AGOSTO


Nos próximos dias, vão chegar a Portugal pessoas de todos os continentes, para participarem num evento que, desde 1997 , tem solidificado uma forma alternativa de encarar e vivenciar um festival estival.

O Festival Boom é de facto um dos mais importantes eventos de trance da Europa. O Trance, surgiu na Alemanha, no final da década de 80, e é hoje um dos estilos de musica electrónica mais populares em todo o mundo. Caracteriza-se pela repetição de frases melódicas, geradas por sintetizadores, e uma estrutura que alterna momentos crescentes e decrescentes, que embalam o ouvinte e provocam a sensação de transe. Os Dj's de Trance, são considerados os melhores do mundo ( ex: DJ Tiësto) .

Este festival de Verão, é uma oportunidade para apreciarmos propostas musicais e artísticas alternativas, num ambiente muito especial, num espaço de interacção interpessoal. É um pretexto para diferentes artes se expandirem através da sua interligação a práticas ancestrais como o ioga, ou a meditação, bem como a sistemas estruturados de conhecimento como a ciência, a mitologia e a ecologia, fomentando a relação entre expressão e saber, com uma preocupação constante em diminuir as agressões do eco sistema.

O tema deste festival 2006, é aliás, a ecologia e a aproximação entre culturas. São esperados 20 mil festivaleiros, em Idanha-a-Nova. No espírito do Boom não há artistas nem palcos privilegiados, mas antes zonas temáticas, que se complementam. As principais áreas temáticas serão: Dance Floor, Chill-Out, Eco-Vila, Sacred Fire e Liminal Village, e todas elas terão infra-estruturas reguladas por padrões eco-amigáveis, usando a lógica da reutilização.

O Dance Floor terá como género musical predominante o psy-trance. A lógica do Dance Floor é mostrar talentos emergentes e valores alternativos e ligá-los a artistas conceituados, dando espaço aos subgéneros de psy-trance (full-on, dark, progressive, clássico, experimental, etc.). Vão actuar nesta área cerca de 50 DJs e Live-Acts.

A área Chill-Out, funcionará 24 horas por dia, e a música sem fronteiras é a sua temática. Do ambient ao reggae, a ideia é desfrutar de sons de todo o mundo.

Na Eco-Vila, poderemos observar os comportamentos relacionados com os alimentos, água, transporte, uso de energia, habitação e desperdício. Vamos poder ver o que acontece com tudo que entra e sai do festival. Algumas das novas tecnologias irão ser testadas. O Boom terá também montado um sistema de troca, em que cada participante que entregue seu lixo à organização receberá senhas de refeição. Neste espaço, para além da informação disponível sobre ecologia, serão realizados workshops de consciencialização para a necessidade de uma cultura ecológica.

A zona Sacred Fire, será uma das novidades da 6ª edição deste festival, e a ideia é apresentar músicas inspiradas em culturas ancestrais. Música acústica, tribal, mística que esteja em harmonia com sons electrónicos.

A Liminal Village, funcionará como um centro cultural, que extravasará as fronteiras do Boom. Nela, estarão interligadas artes plásticas, multimédia, cinema, ciência, medicina oriental e saúde ou tecnologia. Reflexão, debate em torno de novos paradigmas e criação, serão palavras-chave nesta zona.

Consultem o programa deste festival e entrem, em tempo de férias, nesta viagem pelo mundo electrónico! Mesmo que o trance não seja (tal como não é para mim) um estilo musical de eleição vale a pena conhecermos o espirito deste festival.

Sem comentários:

 
Site Meter