sexta-feira, julho 28, 2006

Geração iPod

.
Para os amantes de música, é inquestionável o interesse de ter ao alcance uma infinidade de músicas, a qualquer hora e em qualquer lugar. A qualidade do som e as dezenas de gigabytes de músicas, que podem estar disponíveis num iPod, são de facto impressionantes.
.

Esta é uma conquista da geração iPood (e da sua antepassada Walkman, embora numa versão muito mais limitada). Mas eis que surge o alerta:"Um em cada dez jovens apresenta deficit auditivo, devido, na maioria dos casos, a um traumatismo sonoro, relacionado com o facto de ouvirem música em volume alto", afirma Marcelle Ramonet, presidente do CNB (Conselho Nacional do Ruído francês, um órgão consultivo, subordinado ao ministério da Ecologia).

Normalmente, o iPod atinge os 112 decibéis, mais do que uma moto serra (100 db) por exemplo. “A qualidade do som é melhor, mas a intensidade (potência) é a mesma. Então, o risco é o mesmo”, garante o otorrinolaringologista José Jarjura Jorge, professor titular da Faculdade de Medicina da PUC-SP, no Brasil.

Em França, a Apple foi obrigada a descer o nível de decibéis. Nenhum leitor de música portátil pode exceder os 100 decibéis.

Para além do volume, é preciso ter em atenção o tempo de exposição ao som. Aumentar dez decibéis pode implicar a necessidade de reduzir para metade o tempo de exposição. Um volume de 100 decibéis, por exemplo, não deve ser escutado mais de 30 minutos diários. A regra é: se não ouvirmos as vozes das pessoas à nossa volta, é porque o volume está acima de 60 db (a intensidade média de uma conversa). Se as pessoas em redor conseguirem ouvir o som que sai do auscultador, o melhor é diminuirmos o volume!

Em Portugal, o médico P. Henriques, afirma,no fórum iPod, que um som acima de 120 decibéis provoca lesões muito graves e irreversíveis nos ouvidos. O tipo de lesão que provoca depende da pessoa, do tempo e da frequência da exposição.

Moderação é palavra de ordem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Nova geração de ouvir musica. Ipod e como se fosse m mp3 da para por musicas e ouvir. Um novo modo com que as pessoas têm de ouvir musica mais uma razão de não deixarem de ouvir musica.
Assinado: Fbio 8ºA

 
Site Meter