quarta-feira, maio 17, 2006

Efeito biológico da música


Do ponto de vista esotérico e filosófico, o Universo é formado por 4 elementos: Fogo, Terra, Ar e Agua. Na música, estes elementos harmonizam-se e encontram correspondência nas quatro famílias de instrumentos:

..TerraPercussão Fogo - Metais ÁguaTeclados ArSopro


Na mesma linha de pensamento, as três Forças Primárias, que deram origem ao Universo estãorepresentadas na estrutura musical do seguinte modo:

Força Positiva -Rítmo Força Negativa-Melodia

Força Neutra, conciliadora- Harmonia

Com base nesta teoria, muitos acreditam que as composições musicais clássicas, por possuírem estas três estruturas, e recorrerem às famílias timbricas enunciadas, fazem muito bem, não só aos ouvidos e sistema nervoso, mas também à alma.


Investigadores italianos e britânicos, efectuaram testes segundo os quais as músicas mais rápidas, independentemente do estilo, aceleram a respiração e circulação. Por sua vez, as musicas lentas diminuem os batimentos cardíacos, podendo ser uma mais valia na prevenção ou tratamento de doenças do coração. Na Áustria, terapeutas conseguem melhorar e recuperar pacientes gravemente traumatizados, com lesões cerebrais decorrentes de acidentes, usando música suave como veículo de relaxamento.


A música, pode ainda estimular alterações a vários niveis. As ondas sonoras, ao vibrarem, podem acalmar ou provocar stress; induzir ao sono ou despertar paixões.

...

A música pode modificar completamente o modo como nos sentimos. Por magia (?) ou, para os menos crentes, por razões cientificamente comprovadas.

O efeito biológico da música, a sua influência nas ondas cerebrais, na respiração e no humor, será o tema do congresso internacional na Áustria, em Baden, neste ano de 2006, ano de Mozart.

5 comentários:

Anónimo disse...

Está muito bonito...continua

Anónimo disse...

Owa!
Mto interexant ;) Goxtei..
***Bjx ffx***

PS: pontx, komentad, ké pa n dizer k n lhe ligo nenhuma

Anónimo disse...

Ehehe..madrinha..não conhecia esta tua faceta na escrita:DGostei bastante...continua a escrever=)**
**Beijinhu gande da afilhada:P*

David Ker disse...

Me encanta muito esta "post." Exige muito pensamento mas vale a pena!

Anónimo disse...

Está bueda fixe continue assim que vai bem.

 
Site Meter