domingo, maio 07, 2006







A MÚSICA
PODERÁ MUDAR O MUNDO?



A música, funciona muitas vezes como poderoso veículo de transmissão de ideias. E isto na medida em que pode conter uma mensagem, que é absorvida pelo ser humano através das emoções, que nos sensibilizam para a recebermos, e do intelecto, que por sua vez absorve a mensagem objectiva - a mensagem escrita (letra da música).
Pode levar as pessoas a pensarem e provoca reacções, de ordem emocional, que condicionam os nossos comportamentos. Quem é que nunca chorou ao ouvir uma canção? Ou aumentou o volume de uma música que provocou uma alegria imediata e começou a dançar?

Estas reacções, são o modo como o organismo responde aos estímulos sonoros e variam de pessoa para pessoa. Borchgrevink, autor do livro O Cérebro por Trás do Potencial Terapêutico da Música, defende que nós não ouvimos com o nosso ouvido, mas sim com o cérebro. De facto, o ouvido apenas converte as ondas sonoras (vibrações) em impulsos nervosos - linguagem que o cérebro consegue entender e converter em sons com significado.

Não é certo que a música possa mudar o mundo, mas está provado que pode mudar as pessoas. E só as pessoas podem mudar o mundo!

"Por um Mundo Melhor", é o nome do projecto social que o Rock in Rio , o maior evento de música do mundo, apresenta. A organização definiu que o evento não poderia ser apenas mais um festival de música mas também uma forma de contribuir para a criação de um Mundo Melhor.

2 comentários:

Makejeite disse...

é, vai mudar mesmo.

Anónimo disse...

Oiiii setôra!!!!
tudo bem?
O blog tá muito cool!!!
espero que dure tmuito tempo...


jinhuis Susana 7ºA Nº19

 
Site Meter