terça-feira, maio 23, 2006

Feche as portas do seu PC

Entre amigos ou desconhecidos, em qualquer lugar do mundo, serviços como o Kazaa ou E-Mule, têm milhões de utilizadores, que actuam de modo ilegal. Milhares de pessoas, que partilham ficheiros, já foram processadas por desrespeito dos direitos de autor, mas esta questão é muito mais abrangente.

O software de partilha de ficheiros, abre as “portas” do nosso computador, colocando em risco a nossa privacidade e segurança. Há pequenos programas informáticos (spyware), que são descarregados automaticamente, quando fazemos o download de alguns ficheiros de som, ou que estão misturados no software de partilha de ficheiros. Alguns tipos de spyware, chegam a registar as teclas utilizadas e a fornecer a nossa palavra passe à pessoa que o controla, tornando assim possível aceder a informações confidenciais, tais como dados clínicos ou bancários.

Por isso, mesmo que não seja sensível à questão da protecção dos direitos de autor, e que o faça apenas a pensar na sua privacidade e segurança, o melhor será recorrer à enorme quantidade de música legalizada na Internet - mais de um milhão de temas de todos os géneros e períodos. Alguns deles, são gratuitos e os que não são podem ser descarregados e guardados para sempre, legalmente e em segurança, pelo preço de um bilhete de autocarro.

Para entrarmos em sites seguros e que garantem a qualidade do som, basta acedermos a http://www.promusic.net/links.shtml . Existem ainda outros sites, com amostras do trabalho de alguns músicos. Para os encontrarem, procurem o site do vosso músico ou grupo preferido, ou então o da respectiva editora discográfica.

Sem comentários:

 
Site Meter